Alfred Taiake e A “ Resurgence” para decolonizar o pensamento

Resurgence

Proposta política decolonial para os póvos originais com base em:

Reclamar

Renomear

Reocupar

Taiaiake Alfred | Writers' Trust of CanadaTaiaiake Alfred nasceu em 1964 em Montreal em 1964 e foi criado no Território Mohawk de Kahnawake. É Professor de Governos indígenas e  Ciência Política na Universidade de Victoria. Especializou-se na área da governação tradicional, a na recuperação de práticas culturais baseadas na terra e estratégias de decolonização. Tem trabalho sobre as “primeiras nações” dos territórios da América do norte e escreveu vários livros entra os quais se destacam: Wasáse: Caminhos indígenas de ação e liberdade (University of Toronto Press, 2005), nomeado em 2010 como um dos livros mais influentes em Estudos Nativos pela Associação de Estudos Nativos Americanos e Indígenas; Peace, Power, Righteousness (Oxford University Press, 1999/2009); e Heeding the Voices of Our Ancestors (Oxford University Press, 1995).

O seu trabalho envolve a denuncia dos impactos das contaminações ambientais nas práticas culturais indígenas e promove o desenvolvimento de comunidades de recuperação cultural com base na reocupação, das terras tradicionais no âmbito da Teoria da “resusrgencia”

A sua teoria de “Ressurgência” tem por base três pontos de reivindicação indígena: Reclamar Renomear e Reocupar

Reclamar a posse dos territórios tradicionais e das suas culturas como forma de reaprender a herança indígena como processo de libertação do colonialismo procurando o “ressurgimento ou renascimento dum indaniedade baseada na ligação à terra. Issi implica renomear os territórios e as coisas para recuperar a ligação a si e aos lugares de origem e finalmente a reocupação dos lugares e objetos originais para restabelecer as ligações que foram rompidas colonialismo com a terra e com a cultura.

Referencias:

ZEMA, Ana Catarina; DRUMMOND, Clarisse; PATAXÓ, Keyla. Resurgence*: caminhos para descolonização no pensamento de Taiaiake Alfred. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n.48, p. 04 – 30, jan./abr. 2021. (DOI: 10.5965/19847246224872021004) http://dx.doi.org/10.5965/1984724622482021004

Posts mais recentes

Projeto Mão Azul

Num dos conselhos de turma do 4.ºB, que se realizou no dia 19 de maio, na sala 221, pelas 15h00m, um aluno propôs no diário de turma que fossemos apanhar lixo pelo bairro, pois, ao realizar um projeto de estudo sobre os fatores ambientais, deparou-se com muitas questões relacionadas com a poluição do planeta e…

Carta ao Ministro da Cultura: Medidas para facilitar o acesso às colecções museológicas nacionais

Foi ontem enviada ao Ministro da Cultura a seguinte carta, assinada por cinco organizações, entre elas, a Acesso Cultura: Excelentíssimo Senhor Ministro da Cultura, Dr. Pedro Adão e Silva Excelentíssimo Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura, Dr. Vasco Casimiro Considerando a importância dada à digitalização das coleções dos museus afetos à Direção Geral do…

Dias de Sol

What are 5 everyday things that bring you happiness? Um dia se sol radioso. Aromas de primavera.

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Siga-me

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: