Joseph (ou Jean-Joseph) Jacotot (1770 – 1840) foi um professor francês e filósofo educacional, criador do método da “emancipação intelectual“.
Jacotot nasceu em Dijon em 1770 e estuda na universidade de Dijon. Aí foi professor de latim, estuda direito e torna-se advogado. Ao longo da sua vida dá uma grande atenção à matemática
Em 1788, na sequencia da atividade revolucionária em França organiza a “federação da Juventude de Dijon” para a defesa dos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade,
Em 1792, como capitão, participa nas campanhas da Bélgica, onde se distingue pela sua bravura. Em 1794 tornou-se deputado do diretor da École Polytechnique. Após a fundação das escolas centrais em Dijon, ele foi nomeado para a cadeira do “método” ou instrução de ciências. Lá, ele fez suas primeiras experiências em seu método “de emancipação intelectual”. Quando as escolas centrais foram substituídas por outras instituições educacionais, Jacotot ocupou as cadeiras de matemática e de direito romano. Em 1815 foi eleito representante na Câmara dos Deputados; mas depois da Segunda Restauração acabou por se exilar em Bruxelas. Aí é professor de língua francesa na universidade de Louvain, tendo publicado vários trabalhos sobre a sistematização do seu método de ensino
O Método dde emancipação intelectual ou panecástico (francês: panécastique “tudo em cada um” do grego πᾶν e ἕκαστον) não foi apenas adotado em várias instituições na Bélgica, mas também obteve alguma aprovação na França, Inglaterra, Alemanha e Rússia. Foi baseado em três princípios:
- todos os homens têm inteligência igual;
- todo homem recebeu de Deus a faculdade de se instruir;
- tudo está em tudo.
Com relação ao primeiro princípio, ele sustentou que é apenas na vontade de usar sua inteligência que os homens diferem. Seu próprio processo, dependendo do terceiro princípio, era dar ao aluno que estava aprendendo uma língua pela primeira vez uma pequena passagem de algumas linhas e encorajá-lo a estudar primeiro as palavras, depois as letras, depois a gramática e, por fim, o significado, até que um único parágrafo se tornou a ocasião para aprender uma literatura inteira.
Um livro que ele frequentemente usava como fonte de material para aprendizagem foi Les Aventures de Télémaque. Após a revolução de 1830, Jacotot retornou à França e morreu em Paris em 30 de julho de 1840.
Jacotot descreveu seu sistema em Enseignement universel (educação universal), langue maternelle (Louvain e Dijon, 1823) – que passou por várias edições – e em várias outras obras; e também defendeu suas opiniões no Journal de l’émancipation intellectuelle e em outros lugares. Para uma lista completa de suas obras e detalhes mais completos sobre sua carreira, consulte Biographie de J. Jacotot, de Achille Guillard (Paris, 1860). [1]
A carreira e os princípios de Jacotot também são descritos por Jacques Rancière em The Ignorant Schoolmaster: Five Lessons in Intellectual Emancipation (Stanford University Press, 1991).
Publicações
- Enseignement universel, Langue maternelle (1823)
- Musique, dessin et peinture (1824)
- Matemática (1827)
- Langues étrangères (1828)
- Droit et philosophie panécastiques (1837)