A partir do olhar do sul, com base na experiência de museologia social desenvolvida no projecto de pesquisa “Árvores das memórias” em Moçambique e das actividades de educação para o desenvolvimento da ONGD “Vida”, propomos um momento de encontro sobre a diversidade saberes e dos fazeres no mundo e um espaço para reconhecimento da ecologia dos saberes no posicionamento de cada participante para promover a justiça cognitiva.
A partir duma ciranda de memória e através do método do sociodrama, propomos um trabalho sobre a reificação da memória e produção de inovação social a partir das experiências biográficas dos participantes
A sessão procura facilitar a criação de um momento de aprendizagem a partir das experiências das histórias de vida dos participantes. A partir do olhar de si e do outro são convocadas a experiências de si tecendo memórias de grupo através do reconhecimento da diversidade na construção de narrativas. O reconhecimento da diferença é um pretexto para trabalhar sobre os diferentes processos que estão presentes no grupo.
Cada elemento do grupo é convidado a reconhecer a diferença como um exercício de reconhecimento de si e do seu papel no grupo. Procura-se que no final do trabalho o grupo se reconheça como um conjunto de atores com capacidade de acção e transformação, com capacidade de reconhecimento e resolução dos seus conflitos.
Dinamização
Pedro Pereira Leite MINOM / Oficina da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
Plano de Sessão (duração 240′)
Aquecimento
- Exercício de apresentação. Enunciação do nome, com repetição pelo grupo
- Localização da origem em função do local de nascimento
- Locograma: referenciação em relação ao outro. Cartografia das diferenças e das semelhanças.
- Aquecimento específico: Enunciação de problemas reconhecidos
- Escolha de temas. A partir da formação de grupos de problemas seleccionados pelo grupo.
Dramatização. Construção de oficina de museologia social
Proposta de dramatização dos problemas referenciados
- Exercícios de diagnóstico
- Cartografar, corporizar, hibridizar, criar utopias
- Proposta de resolução dos problemas enunciados
Reflexão
- A complexidade dos problemas.
- A trabalhar em grupo para resolver problemas
Temas a abordar.
- O que são as História de Vida e a Pesquisa Biográfica
- Situações de aplicação da Pesquisa em Biográfica
- Condições de utilização da Pesquisa Biográfica
- Vantagens e desvantagens dos processos de Pesquisa Biográfica
- Pesquisa Biográfica e metodologias qualitativas. (Recolha e seleção de informação, processos de pesquisa-ação participada
- Fundamentos Teóricos da IB
- A Escola de Chicago
- A História Oral
- Propostas Hermenêuticas
- Atualidade da IB – Educação, Saúde, Antropologia, História
- O uso da Investigação Biográfica na Museologia
- Níveis de Informação da Investigação biográfica
- A estórias de vida e as histórias de vida
- Autobiografias e biografia
- As narrativas biográficas, socio narrativas.
- Empoderamento e justiça cognitiva
- Fundamentos Teóricos da IB
- As experiências da Árvore das Memórias (2015-2018)