A Educação Patrimonial promove o conhecimento, a compreensão e o respeito da diversidade das culturas, identidades e valores presentes na Escola (professores, alunos, comunidade).
A Educação Patrimonial mobiliza a diversidade cultural e o encontro de culturas para a construção do conhecimento e do processo de cidadania.
Projeto Piloto no âmbito da Estratégia Nacional portuguesa para a Integração das Comunidades Ciganas
- Inspiração
Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho Nada do que não era antes quando não somos Mutantes E foste um difícil começo Afasta o que não conheço E quem vem de outro sonho feliz de cidade Aprende depressa a chamar-te de realidade Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Objetivos e Enquadramento
É um Projeto piloto que coloca em destaque a efetiva articulação entre a educação e o património cultural, dando resposta à necessidade de i) valorizar a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade (Educação Intercultural); ii) formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania); iii) identificar processos educativos em que seja possível atingir uma educação para todos e, simultaneamente, respeitar os valores e tradições da comunidade cigana (Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas); iv) adotar estratégias ativas de contextualização curricular, na promoção do sucesso educativo (diploma da Autonomia e Flexibilidade Curricular).
A Educação Patrimonial é uma ferramenta, uma ação de todos os que querem construir conhecimento partilhado, contextualizado, de forma ativa, criativa afetiva.
O Currículo diz-nos o que aprender; a educação patrimonial diz-nos como prender …. a conhecer, a fazer, a viver juntos, a ser !
Ações em desenvolvimento
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Apoiar e acompanhar as Escolas na conceção e organização de projetos que promovam e valorizem as diferentes culturas, valores e identidades das comunidades em presença;
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Organizar e promover ações de sensibilização e formação em contexto de trabalho e de valorização de metodologias ativas, significativas, afetivas e lúdicas para professores, alunos, pais e comunidade educativa no geral (nomeadamente em educação patrimonial expografia criativa e trabalho de projeto),
Apoiar as Escolas na conceção e organização de projetos e /ou acompanhar experiências já em curso;
- Organizar e promover ações de sensibilização e formação em modelos ativos e em contexto de trabalho (nomeadamente em educação patrimonial, expografia criativa e trabalho de projeto),
- Melhorar a qualidade da comunicação interna e externa dos projetos valorizando o trabalho efetuados pela comunidade escolar /educativa;
- Divulgar o trabalho realizado pelas Escolas através de criação duma rede de comunicação entre escolas e entre a escola e a comunidade;
- Mobilizar entidades/recursos para a superação de dificuldades e valorização do trabalho desenvolvido pelas Escolas
- Envolver a comunidade educativa, através da valorização das culturas e patrimónios das comunidades locais;
- Reforçar a inclusão das comunidades ciganas nas comunidades educativas
- Valorizar a diversidade cultural e a prática da cidadania nas escolas;
- Promover os 4 pilares da educação da UNESCO Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer e Aprender a Viver Juntos
Execução da proposta
O projeto foi apresentado em julho de 2018 a algumas escolas TEIP da região de Lisboa, prevendo-se, posteriormente, a sua apresentação a outras escolas do País.
- 1a fase –ano letivo 2018/19 – zona de Lisboa
- 2a fase – ano letivo 2019/20 –zona do Alentejo/Algarve e na zona Centro/Norte
Equipa
Coordenação-Ministério da Educação
- Luisa Janeirinho (IGEC/ME)
- Pedro Abrantes (Gabinete do Ministro da Educação);
Com colaboração -Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural
Judite Primo, Maria Gonçalves, Mário Moutinho, Nathália Pamio, Pedro Leite,
Agrupamentos de Escolas participantes:
- AE Alto do Lumiar – Lisboa-
- AE Alvalade – Lisboa
- AE Mães d’Água – Amadora
- AE Santo António – Barreiro
- AE Vale da Amoreira
- Dona Maria – Cacém
Entidades Envolvidas
- Alto Comissariado para as Migrações, ACM
- Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas AMUCIP
- Direção-Geral de Educação
- Núcleo de Apoio às Comunidades
- Rede das Escolas da UNESCO
- Secretaria de Estado Para a Cidadania e Igualdade SECI
Documentos de referencia:
- Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho, no que respeita à autonomia e flexibilidade curricular
- Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho (Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória)
- Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
- Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas
- Recomendação da UNESCO referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu papel na sociedade. Aprovada em 17 de novembro de 2015.
- Programa da UNESCO para a Educação Patrimonial
- Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas
- Kit Pedagógico Romano Atmo
- Educação Um tesouro para a vida – UNESCO 2010