Gert Biesta (Rotterdam, 21 de março de 1957) é um pedagogo holandês, professor de Educação Pública no Centro de Educação Pública e Pedagogia da Maynooth University na Irlanda, e Professor Visitante na NLA University College & University of Agder, Noruega.
Nos seus vários trabalhos, entre os quais o mais conhecido é O matravilhoso Risco da Educação (2014), defende a centralidade das ideias de democracia, autonomia e criatividade nas atividades educativas, em oposição às propostas de uma educação “forte” com base na mensuração, previsibilidade e centralidade.
Quais são das tarefas dos educadores num mundo em aceleradas transformações provocadas pela digitalização e pelas migrações. Como poderão os participantes de escoladas públicas enfrentar as profundas tranaformações que estão a ocorrer no conhecimento e na sociedade. Como poderá a escola treinar as virtudes da cidadania em tempos instáveis são as questões que devem ser respondidas com urgência. São também questões difíceis e complexas para as quais devem ser dadas respostas educativas e que devem ser democráticas.

Ver recurso palestra em HKW Haus den Kultur der Welt