Nel Noddings e a ética do cuidado na educação

Nel Noddings (n .1929) é uma filosofa americana com trabalhos na filosofia da educação. No campo da teoria da educação defende a ética do cuidado. Tendo iniciado a sua atividade profissional como professora de matemática, desenvolveu a sua reflexão no campo da administração educacional, doutorando-se posteriormente em Educação. Professora erudita e eficiente na organização da sala, ficou conhecida por desenvolver uma abordagem da educação a partir do ponto de vista femenino, a partir da qual desenvolve a sua ética do cuidado. (Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education, 1984). O seu trabalho mais interessante foram Educating for Intelligent Belief or Unbelief (1993) e Philosophy of Education (1995) onde revela um contributo da filosofia e da psicologia social para a teoria educacional. Na base do seu trabalho desenvolve a educação como um campo de relações humanas a partir da compaixão e do altruísmo.

E sua ética da compaixão ou ética do relacionamento parte da prioridade dada à relação pedagógica, campo onde se desenvolve a ideia de justiça e cuidado. Cuidar implica para Noddings, saber receber, saber relacionar e saber responder.

Cuidado, enquanto categoria ética para Noddings, implica que se fundamente numa relação entre o cuidador e o cuidando. Uma relação motivada pela empatia mútua, baseada na compreensão (Engrossment) e no reconhecimento do outro e das suas necessidades. Cuidado não implica adesão moral ou afetiva, implica o reconhecimento duma preocupação com o outro. Parte da atenção e implica uma resposta adequada.

Noddings traça uma distinção importante entre cuidado natural e cuidado ético. Cuidado natural é um ato de carinho espontaneio. Uma to de amor desinteressado, como por exemplo um abraço ao um amigo. É uma acção onde o “eu quero” resulta numa ação porquer “devo”. Já o cuidado ético emerge quando resulta duma prática refletida e consciente na vida. Ocorre quando alguém acredita que é a forma apropriadas de agir na vida. Parte do cuidado natural e concretiza-se como uma forma de vida. É vivenciando o outro cuidando dele e naturalmente cuidando do outro que as pessoas constroem o que se denomina um “ideal ético”.

Algumas critica do feminismo da teoria de Noddings, acentuam a relevância dada ao ato de cuidar como papel feminino, passivo e que resulta em desigualdades. Essa desigualdade apenas seriam aceitáveis se fossem transitórias e servissem para promover a autonomia do outro.

Contribuições para a Na educação, a ética do cuidado fala da obrigação de fazer algo no contexto que implica uma troca. No processo educativo, o cuidado emerge na à relação entre aluno e professor. À medida que os educadores respondem às necessidades dos alunos, os professores podem ver a necessidade de projetar um currículo diferenciado porque, ao trabalharem em estreita colaboração com os alunos, serão movidos pelas diferentes necessidades e interesses dos alunos. A reivindicação de cuidado não deve ser baseada em uma decisão virtuosa única, mas em um interesse contínuo no bem-estar do aluno.